Questão
Centro Universitário do Pará - CESUPA
2018
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Manuel-Bandeira-poeta946e07ca50
Manuel Bandeira, poeta brasileiro, escreveu os versos abaixo que intitulou

“No vosso e em meu coração”.

Espanha no coração
No coração de Neruda,
No vosso e em meu coração
Espanha da liberdade,
Não à Espanha da opressão.
Espanha republicana.
A Espanha de Franco, não!

(BOM MEIHY, José Carlos et. al. A Guerra Civil Espanhola. São Paulo: Ática, 1996. p. 63)

Poesias como as de Manuel Bandeira foram uma das maneiras encontradas pelos intelectuais brasileiros para protestar contra o Franquismo que se instalou na Espanha após a Guerra Civil (1936-1939). Nesse cenário de conflito político na Espanha, vários governos se posicionaram, sendo que o brasileiro
A
resolveu apoiar Francisco Franco por este ser reconhecido por parte da Igreja católica, pelo exército e por intelectuais catalães como Pablo Neruda.
B
apoiou o governo Franquista por este ser um regime democrático definido pelo catolicismo e pelo anticomunismo, com o propósito de instalar na Espanha uma República cristã livre.
C
instalado em 1937, por Getúlio Vargas, mostrou-se francamente favorável à ditadura de Francisco Franco, à semelhança dos líderes dos países latino-americanos como o México e o Uruguai, os quais viviam as transformações sociais propiciadas pelos “vermelhos”.
D
denominado de estado novista, embora não tenha declarado apoio explícito à guerra civil espanhola, proibiu que fossem organizados atos de solidariedade ao povo espanhol que lutava contra a instalação do Franquismo, regime de característica fascista.