Maomé era um profeta, o último mensageiro de Deus sobre a Terra. Deus o enviou aos homens e depois o chamou para junto dele. Seu amigo e companheiro Abu Bakr liderou a oração em nome de todos os muçulmanos. Foi eleito por uma grande parte da população como “califa”, guia dos muçulmanos que seguem as regras deixadas por Maomé [...]. Outros preferiram Ali como califa, o primo de Maomé [...]. Atualmente, os xiitas representam 10% dos muçulmanos no mundo inteiro [...]. Quando o chefe deles, Hussein [...] morreu na batalha de Karbala, em 10 de outubro de 680, os xiitas se sentiram culpados por não lhe terem dado uma boa proteção para que ele se salvasse. Por essa razão, todos os anos, eles celebram essa data para expressar o luto. Alguns exageram na autopunição, batendo-se violentamente até sangrar. A partir daí, o islã vai se expandir por toda a região e além dela.
JELLOUN, Tahar Ben. O Islamismo explicado às crianças. São Paulo: Editora Unesp, 2011, p. 37-38. Adaptado.
O império árabe se desenvolveu após a unificação política e religiosa de suas várias tribos, tarefa que coube a Maomé. Sobre o império e seu processo de expansão, considere as afirmativas e assinale a opção correta.
1. Após a morte de Maomé, os líderes muçulmanos que apoiaram Abu Bakr como califa e defendiam a escolha da sucessão entre seus pares, sem a necessidade da hereditariedade com Maomé, ficaram conhecidos como xiitas, e os mesmos, de forma geral, defendem uma interpretação mais ortodoxa do Alcorão.
2. Após a morte de Maomé, Ali, o primo do profeta, casado com uma de suas filhas, defendeu que a sucessão deveria ser hereditária e que ele deveria ser escolhido como o primeiro califa. Seus partidários ficaram conhecidos como sunitas, pois, além do Alcorão, valorizavam também a Suna, livro com os ditos e exemplos do profeta.
3. A máxima extensão alcançada pelo império árabe se deu com os califas da dinastia Omíada. Ela foi deposta e expulsa da Palestina em 1258 pelos cavaleiros da primeira Cruzada, e a região somente retornou ao controle dos muçulmanos com a vitória posterior de Saladino sobre os cristãos. No século XV, os árabes foram derrotados na parte asiática do império e na Península Ibérica pelos turcos-otomanos e pelos espanhóis, respectivamente.
4. Com o intuito de manter a unidade política construída por Maomé e em meio às disputas entre sunitas e xiitas, as lideranças muçulmanas idealizaram um projeto de expansão territorial por meio de conquistas, saques e propagação do islamismo. A expansão em direção ao Ocidente, que resultou na conquista do norte da África e da Península Ibérica, somente foi detida por Carlos Martel em 732, na Batalha de Poitiers. A leste, as conquistas incorporaram a região da Mesopotâmia, a Pérsia e parte da Índia.