Questão
Universidade Federal de Roraima - UFRR
2025
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Marechal-Humberto10329155be6
O Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco foi o primeiro presidente da Ditadura Civil-Militar instaurada no Brasil após o Golpe de 1964. O Atlas Histórico do Brasil, da Fundação Getúlio Vargas, traz a seguinte informação sobre ele: "Embora concordasse com os princípios que levaram à eclosão da revolta tenentista de julho de 1922, manteve o respeito à hierarquia militar e não participou do movimento. No mês seguinte, foi louvado por sua conduta durante aqueles acontecimentos e, em novembro do mesmo ano, foi promovido a primeiro-tenente."

Disponível em: https://atlas.fgv.br/verbete/1205.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que melhor define os objetivos do Movimento Tenentista no Brasil.

A
Depois do fracasso do movimento em 1922, os tenentistas não falavam mais em nome do exército e propuseram o seguinte programa político nos anos seguintes: voto secreto, combate à corrupção administrativa e à fraude eleitoral, verdadeira representação política, liberdade de imprensa e pensamento, limitação das atribuições do Poder Executivo e restabelecimento do equilíbrio entre os três poderes e correção dos excessos da descentralização federativa.
B
Com a vitória do Movimento de 1922, os tenentistas elevaram Artur Bernardes à condição de seu principal líder, já que ele havia vencido as eleições. Com esse apoio, Artur Bernardes pôde implementar mudanças estruturais significativas na estrutura produtiva brasileira, promovendo o projeto Positivista defendido pelos jovens oficiais.
C
Com a derrota do Movimento de 1922, o tenentismo perdeu importância política no cenário brasileiro. A retomada de seus ideais e lideranças, como Luís Carlos Prestes, só foi possível com o Golpe de 1964, quando Prestes se tornou uma figura central, sendo o arquiteto da estratégia adotada pelo novo governo para combater a expansão do comunismo no Brasil.
D
Com a vitória do movimento de 1922, os tenentistas conseguiram implementar seu projeto político positivista, assumindo funções significativas de liderança política que ainda hoje caracterizam a República Brasileira. Eles defenderam de forma intransigente o direito ao voto secreto e universal, além do funcionamento das instituições jurídicas e legislativas brasileiras.
E
Após o fracasso do movimento em 1922, os tenentistas foram duramente reprimidos, com muitos sendo mortos ou presos. Sua atuação representava uma inversão das hierarquias militares, já que, como jovens tenentes e oficiais de baixa patente, ansiavam por dominar as Forças Armadas. Eles buscavam implementar um projeto político para o Brasil que combinava elementos do Positivismo e do Socialismo