Maria Regina ia descambando da admiração ao fastio; agarravase aqui e ali, contemplava a figura moça do Maciel, recordava a bela ação daquele dia, mas ia sempre escorregando; o fastio não tardava a absorvê-la. Não havia remédio. Então recorreu a um singular expediente. Tratou de combinar os dois homens, o presente com o ausente, olhando para um, e escutando o outro de memória; recurso violento e doloroso, mas tão eficaz, que ela pôde contemplar por algum tempo uma criatura perfeita e única.
MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Trio em lá menor. In: _____.Várias histórias. São Paulo: Ática, 1997. p. 65
Conforme demonstra o trecho transcrito de “Trio em lá menor”, considere as afirmativas a seguir.
I → A ambiguidade e a ambivalência típicas de Machado de Assis são evidenciadas por meio do expediente encontrado por Maria Regina para resolver seu desagrado amoroso.
II → A característica tensão machadiana entre real e ideal é representada não pela contraposição entre os pretendentes, mas pela fusão de ambos na imaginação de Maria Regina.
III → A oposição entre essência e aparência, percebida por Maria Regina em seus pretendentes, indica-lhe a solução do conflito vivido, embora a estratégia não resolva sua situação.
Está(ão) correta(s)