Questão
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - EBMSP
2023
1ª Fase
Marie-Curie-cientista1376283963b
Marie Curie, cientista polonesa, foi uma das mulheres a mudar a história e os rumos do estudo da radioatividade, bem como a mostrar ao mundo o valor intelectual e a riquíssima contribuição que as mulheres podem fornecer ao mundo científico, o qual era, outrora, de caráter predominantemente masculino. Primeira pessoa a receber o prêmio Nobel duas vezes, um em Física, ao demonstrar a existência da radioatividade natural, em 1903, e o outro em Química, pela descoberta de dois novos elementos químicos, em 1911.

Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica> Acesso em: set. 2022. Adaptado.

O polônio é um dos elementos químicos radioativos descoberto por Marie Curie, cujo nome é uma referência ao país de origem desta cientista, e, alguns dados referentes a esse elemento químico estão apresentados na tabela.



Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre os compostos químicos, é correto afirmar:
A
O átomo de polônio representado por ₈₄Po²¹⁰ é isóbaro do átomo de polônio de número de massa 209.
B
O valor do raio iônico do polônio no estado de oxidação +II, Po²⁺, é maior do que o valor do raio atômico do polônio zero, Po.
C
A liberação de uma partícula beta, ₋₁β⁰, pelo polônio 210 leva à formação de um átomo com número atômico menor que 84.
D
A fórmula química do óxido obtido na interação entre o polônio no estado de oxidação +IV e o átomo de oxigênio é representada por PoO₂.
E
A configuração eletrônica do polônio indica que este elemento químico é um metal de transição com quatro elétrons no nível de valência.