Mário de Andrade foi poeta, ficcionista, cronista, crítico literário e pesquisador do folclore – da música e das artes plásticas nacionais. Em relação à obra Pauliceia Desvairada avalie as afirmativas a seguir:
I - Pauliceia Desvairada não tem um roteiro definido, sendo um livro de poemas que utiliza um linguajar simples, coloquial e irreverente para falar sobre a cidade de São Paulo.
II - A obra revolucionou a linguagem poética brasileira e disseminou o verso livre. Pela primeira vez, foi feita uma poesia sintética, fragmentada e antirromântica, retratando os problemas de uma cidade grande e heterogênea.
III - Pauliceia Desvairada surge em um cenário de grandes mudanças na cidade de São Paulo, que passava por intensos processos de urbanização e explosão demográfica, recebendo imigrantes de várias partes do mundo.
IV - A obra Pauliceia Desvairada não se mostra engajada politicamente.
V - Em termos de construção ou de recursos técnicos, Mário de Andrade aproxima a poesia à música, como os simbolistas, adotando a teoria da “polifonia poética”, segundo a qual um poema deve combinar versos melódicos (lineares ou gramaticais) e versos harmônicos, tornando-se, assim, polifônico, isto é, de múltiplas vozes e formas.
São CORRETAS as afirmativas: