Questão
Universidade Federal de Roraima - UFRR
2023
Fase Única
Mas-esse-termo7896d81f4a
“Mas esse termo, a banalidade, diz respeito também ao território urbano e, sobretudo, suburbano. A partir do século X, mas principalmente do XI, é o grande período de urbanização – prefiro utilizar esse termo mais do que o de renascimento urbano, já que penso que, salvo exceção, não há continuidade entre a Idade Média e a Antiguidade.”

(LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades: conversações com Jean Lebrun. São Paulo: UNESP, 1998, p. 16.)

A respeito do tema tratado no fragmento de texto acima, podemos afirmar CORRETAMENTE que:
A
O desenvolvimento urbano faz-se a partir de núcleos, os quais surgem a partir de domínios eclesiásticos, episcopais ou por senhores leigos, que se consolidam em construções como Mosteiros e Castelos. 
B
O renascimento urbano retomou antigos projetos imperiais do período Romano, tanto que receberam o nome de Renascimento, pois tentaram terminar obras que haviam sido abandonadas por conta das invasões bárbaras.
C
Durante a Idade Média, as cidades deixaram de existir, pois toda a vida social era desenvolvida em ambientes rurais, a ponto das feiras de comércio terem sido o único espaço de convivência mais numerosa. 
D
As Igrejas foram construções que não tiveram qualquer importância no desenvolvimento urbano, já que durante o período, somente religiosos podiam adentrar a esses espaços, restando aos fiéis, observar os vitrais. 
E
A construção de centros urbanos decorre de determinações reais e papais que aproveitavam as cidades como local do exercício do poder, pois serviam como entreposto da cobrança de impostos, como as côngruas.