Questão
Centro Universitário do Pará - CESUPA
2008
Fase Única
Meditaca-Tiete-194566bb3d85d5
“Meditação sobre o Tietê” 1945 ( fragmentos)
 
Águas do meu Tietê
Onde me queres levar
Rio que entras pela terra
E que me afastas do mar. Mário de Andrade

O mapa abaixo representa o espaço do núcleo geoeconômico do MERCOSUL, com destaque para uma conexão entre alguns rios platinos — a Hidrovia Tietê-Paraná, também conhecida como Hidrovia do Mercosul.



A interpretação dos recursos apresentados aliada aos seus conhecimentos geográficos possibilita afirmar que:
A
nos dias atuais, os principais rios dessa hidrovia são grandes vetores da economia do Mercosul, haja vista que ligam destacadas áreas de produção agro-pecuária e industrial, papel tão importante quanto o que exerceram no contexto do século XVIII, quando permitiram a interiorização da colonização ampliando, na época, os limites da América Portuguesa.
B
a importância desses rios consiste, especialmente, no potencial hidro-energético que possuem, uma vez que em seus cursos estão localizadas hidrelétricas de grande porte como Itaipu, no rio Paraná, e Paulo Afonso, no rio Grande, situadas nos limites do Brasil com a Argentina.
C
apesar dos limites geográficos da bacia platina extrapolarem o território brasileiro, seus rios têm importância restrita ao contexto territorial do nosso país, fato relacionado à direção do percurso do principal rio dessa bacia, o Tietê, que segue no sentido continente-litoral, com desaguadoro na baixada santista, no litoral paulista.
D
para o Brasil esta hidrovia é de vital importância econômica pois, tal como o Paraguai, depende, exclusivamente, dos rios da bacia platina para a circulação dos produtos agro-pecuários e industriais produzidos neste núcleo geo-econômico.