Questão
Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE
2016
Fase Única
Mesmo-estando9959328346
Mesmo estando o organismo em repouso, o coração bombeia cerca de uma vez a cada minuto um volume total de sangue que passa pelos pulmões e por todo o corpo, Essa surpreendente dinâmica propicia condições fundamentais à manutenção da vida. (PURVES, 2005, p. 858). 

A figura apresenta o coração humano em corte vertical, expondo, de forma simplificada, sua estrutura e organização interna e as interações com os principais vasos do sistema vascular a ele dinamicamente integrados.



A partir da análise das informações e com base nos conhecimentos referentes à estruturação e fisiologia do sistema circulatório e respiratório, é pertinente reconhecer que
A
a maior parte do oxigênio transportado pelo sangue faz-se sob uma combinação molecular estável que se estabelece com a hemoglobina. 
 
B
a inalação é um momento respiratório decorrente do relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais, eventos que favorecem a entrada do ar nos pulmões.
C
as pleuras são estruturas membranosas, de paredes duplas e permeáveis aos gases respiratórios, que envolvem os pulmões, favorecendo o intercâmbio gasoso. 
 
D
o retorno ao átrio direito do sangue rico em CO₂ e empobrecido em O₂ é uma a estratégia fisiológica que condiciona o seu retorno ao ciclo cardíaco, seguindo, então, a rota pulmonar. 
 
E
o desprendimento do CO₂ pelos pulmões é um fenômeno secundário não essencial sem significação ecológica concreta.