Meu pai era carpinteiro, o que significa que passei grande parte da minha vida cercado de madeira, serras, plainas e cinzéis. Simplesmente por viver entre serragem e lascas, você aprende a distinguir os diferentes cheiros da madeira. Anos após meu pai se aposentar, eu estava caminhando pelos subterrâneos de um hospital quando, por acaso, me deparei com a sala de manutenção. O cheiro daquele lugar me envolveu e, de repente, fui transportado de volta à minha cidade natal, Toledo (na Espanha), para a oficina de carpintaria do meu pai. E, como num passe de mágica, todo o estresse do meu dia começou a evaporar, dando lugar a uma sensação serena de calma e felicidade.
Garcia, J.A.N. 2023. Por que alguns cheiros nos remetem a emoções e memórias? Cientista explica. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/sociedade/
comportamento>. Acesso em: out. 2023. Adaptado.
A formação da memória é essencial para que possamos reviver momentos felizes do passado, como relatado pelo autor do texto. Com base nos conhecimentos sobre o sistema nervoso humano, é possível afirmar sobre a formação das memórias: