Questão
Universidade Estadual de Londrina - UEL
2010
2ª Fase
Minimalismo-foi1064e591091
O Minimalismo foi uma tendência artística da segunda metade do séc. XX que usava o mínimo de recursos formais e visuais para que o espectador tivesse a chance de se relacionar de forma expressiva não apenas coma obra de arte, mas consigo mesmo em relação à obra de arte e com o espaço no qual a obra fosse inserida, criando uma relação harmoniosa para a fruição: obra, espectador e espaço.



(MORRIS, R. Sem título (cubos de espelho), 1965. Placas de espelho e madeira. (91,4x91, 4x91, 4 cm - cada um).

Com base nesses dados, na observação da imagem e nos conhecimentos sobre o Minimalismo, assinale a alternativa correta.
A
A unidade do trabalho artístico, que Robert Morris chama de formas unitárias, está na concisão de que tudo deve ser apreendido em um único olhar, ou seja, de imediato.
B
Embora primasse pela simplicidade das formas, o rebuscamento manual do trabalho de alguns dos artistas dificultava o entendimento das obras durante sua exposição.
C
Ao agrupar e ordenar tijolos em ordem diversa, o artista Carl Andre pretendia compará-los ao ambiente das grandes cidades, ambiente comum ao homem moderno.
D
Apesar de usar formas simples em seus trabalhos, Robert Morris mantinha o uso de base em cada uma das peças, em referência respeitosa à tradição escultórica européia.
E
Ao elaborar trabalhos decompostos parte por parte, o artista Donald Judd fazia alusão à "estética cubista", ou seja, decompositiva.