Questão
Simulado UERJ
2022
Fase Única
Moradora-favela10525f34448
Moradora da favela do Canindé, em São Paulo, Carolina Maria de Jesus era catadora de papel e anotava seu dia a dia em cadernos encontrados no lixo. Com um olhar original sobre a favela, a autora relata como sobrevive às mazelas da sociedade brasileira. Carolina Maria de Jesus era uma anônima até o lançamento do seu primeiro livro, Quarto de Despejo. Publicado em agosto de 1960, a obra era uma reunião de cerca de 20 diários escritos pela mulher negra, mãe solteira, pouco instruída e moradora da favela do Canindé. 

Sobre os problemas urbanos de moradia no Brasil, é correto afirmar: 

A
O deficit habitacional é um problema exclusivo das grandes metrópoles brasileiras. Ocasionada pelo alto custos dos aluguéis, as populações de baixa renda residem em ocupações irregulares, como as favelas.  
 
B
O problema da falta de moradia no Brasil vem diminuindo ao longo das últimas décadas com a implementação de políticas públicas, como os projetos de construção de conjuntos habitacionais nas áreas centrais das cidades, somado ao processo de reurbanização das favelas.  
 
C
Os condomínios fechados são reflexos de um processo de democratização das moradias no país. Esse tipo de moradia é comum em todas as classes sociais, estabelecendo condições de segurança para seus moradores oferecidos por muros e guaritas.  
 
D
A favelização é a expressão mais acentuada dos problemas de moradia no Brasil, pois é, em maior parte, formada por pessoas que não dispõem de condições sociais e erguem suas casas em áreas de risco ou não recomendadas sem dispor de serviços básicos, incluindo rede elétrica e saneamento.