Motivador 1-COMO LIDAR COM A ATUAL CRISE DA IMIGRAÇÃO NO MUNDO?




Seja porque estão fugindo de guerras, de recessões econômicas, ou dos dois, as pessoas cruzam diariamente as fronteiras à procura de uma vida digna. E a comunidade global tem de lidar com esse problema.Pela primeira vez na história, a União Europeia está enfrentando um fluxo maciço de refugiados, procedentes de regiões próximas. Enquanto alguns veem esse fenômeno como passageiro, muitos se perguntam se essa tendência chegou para ficar. Mas a resposta pode estar nas mãos das sociedades e de seus líderes, que são obrigados a adotarem políticas para controlar o fenômeno em escalas nacional, regional e global.Mundialmente, o número de migrantes está diretamente relacionado com o número de guerras e com os direitos humanos cerceados pelo poder local ou por forças dominantes. E, dentro disso, há uma série interminável de conflitos armados, internos e regionais em todo o mundo, concentrados principalmente no Oriente Médio e na África. Se as nações do mundo fossem capazes de enfrentar as causas profundas dessas disputas, o número de migrantes no mundo seria drasticamente reduzido.Além disso, as leis vigentes sobre imigração são obsoletas, o que é bastante lógico, se considerarmos que o regime mundial de refugiados foi estabelecido em um momento muito particular da história, no Holocausto e na Guerra Fria.The Guardian.
Disponível em: https://seuhistory.com/noticias. Acesso em: 18 jul. 2018 (Fragmento)
Motivador 2-OS REFUGIADOS VENEZUELANOS
O refúgio éuma proteção legal oferecida a pessoas que estejam sofrendo perseguição em seu país por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas. Também pode ser solicitado a quem esteja sujeito a graves violações de direitos humanos.Diante dessa realidade, o Conselho Nacional de Imigração (CNIg) aprovou novas regras, para facilitar a concessão de residência temporária a cidadãos de países fronteiriços que não fazem parte do acordo de residência do MERCOSUL –caso da Venezuela. Com o novo procedimento, o estrangeiro que entrou no país por via terrestre poderá permanecer no Brasil por até dois anos. Nesse período, o solicitante não pode ser deportado ou enviado de volta para sua nação de origem.
Disponível em: https://vestibular.uol.com.br/. Acesso em: 19 jul. 2018 (Adaptação).
Motivador 3 -OS ESQUECIDOS DA ROTA DOS BÁLCÃS
Em 2015, centenas de milhares de refugiados usaram o trajeto para chegarem ao norte da Europa. Mas desde que ele foi fechado, muitos ficaram esquecidos pelo caminho, enquanto novos itinerários eram descobertos.

Disponível em: https://www.dw.com/pt-br. Acesso em: 20 jul. 2018 (Adaptação).
Motivador 4 -A CRISE MIGRATÓRIA NA UE
Publicado em 3 de setembro de 2015, em Cartoon de Antônio Maia/Cultura/Opinião

Disponível em: http://www.oribatejo.pt/. Acesso em: 17 jul. 2018.
Motivador 5 -O DRAMA DOS REFUGIADOS
Alireza Pakdel, cartunista do Irã, 29 de agosto de 2016

Disponível em: http://salaointernacionaldehumor.com.br. Acesso em: 17 jul. 2018.
Motivador 6-NÚMERO DE REFUGIADOS BATE NOVO RECORDE E ATINGE 68,5 MILHÕES.
O número de pessoas forçadas a deixar seus locais de origem por causa de conflitos, perseguições, violência ou violações de direitos humanos chegou a 65,6 milhões no final de 2016, o maior da história, segundo relatório divulgado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). O número inclui 22,5 milhões de refugiados, 40,3 milhões de deslocados internos (movimentaram-se dentro de seus próprios países), além de 2,8 milhões de pessoas cuja solicitação de refúgio está em análise. Embora ainda seja alto, o crescimento no número de refugiados desacelerou. Em 2016, a população de refugiados aumentou em 1,1 milhão, alta de 7%. O número inclui 22,5 milhões de refugiados, 40,3 milhões de deslocados internos (movimentaram-se dentro de seus próprios países), além de 2,8 milhões de pessoas cuja solicitação de refúgio está em análise. Embora ainda seja alto, o crescimento no número de refugiados desacelerou. Em 2016, a população de refugiados aumentou em 1,1 milhão, alta de 77%, enquanto em 2015 o crescimento foi de 12% e em 2014, de 23%. Segundo o porta-voz do Acnur no Brasil, Luiz Fernando Godinho, mais refugiados retornaram voluntariamente para seus países (552 mil) e 189 mil foram reassentados em outras nações, por isso o ritmo caiu.
Disponível em: https://www.valor.com.br/internacional. Acesso em: 3 ago. 2018.
Motivador 7-EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO DE REFUGIADOS NO MUNDO, ENTRE 1951 E 2015 (UNHCR)
Os dados referem-se, apenas, aos refugiados sob a proteção do UNHCR.

Disponível em: http://www.scielo.br/. Acesso em: 3 ago. 2018.
PROPOSTA ÚNICA Considerando os motivadores apresentados e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija, em Língua Portuguesa, um texto dissertativo-argumentativo de, no mínimo, 15 e, no máximo, 30 linhas,sobre o tema “O Crescimento dos Refugiados no Mundo”. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e informações para constituição de seu texto. Este tipo de texto consiste na defesa de um ponto de vista por meio de argumentos e explicações, pois é dissertativo. Também,seu principal objetivo está na formação de opinião do leitor, ou seja, caracteriza-se por tentar convencer ou persuadir o interlocutor da mensagem, sendo assim um texto argumentativo.
Serão considerados no processo de avaliação do seu texto: Pertinência, apreensão e desenvolvimento do tema. Existência de um projeto de texto adequado à tipologia e ao gênero solicitado.Domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Seleção, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.Conhecimento dos mecanismos linguísticos na construção da argumentação.