Movimento social é uma expressão técnica usada para denominar movimentos feitos por pessoas sociais e pela sociedade. A categoria é ampla e pode congregar, dependendo dos critérios de análise empregados, organizações voltadas para a promoção de interesses morais, éticos e legais (v.g. entidades voltadas para a defesa de direitos humanos ou de prerrogativas análogas ou, em outro extremo, a alteração radical e/ou violenta de ordens e sistemas normativos, políticos ou econômicos vigentes, sob a égide dos mais variados suportes ideológicos). A realidade dos movimentos sociais é bastante dinâmica e nem sempre as teorizações têm acompanhado esse dinamismo.
(Disponível em http://serviosocialemgeral.blogspot.com/2010_04_01_archive.html)
Analise as afirmativas abaixo:
I. Para Alain Touraine, os movimentos sociais é a ação conflitante dos agentes das classes sociais (luta de classes).
II. Para Manuel Castells, os movimentos sociais são sistemas de práticas sociais contraditórias, de acordo com a ordem social urbana/rural, cuja natureza é a de transformar a estrutura do sistema, seja através de ações revolucionárias ou não, numa correlação classista e, em última instância, o poder estatal.
III. As mobilizações sociais são fruto da articulação de movimentos e atores sociais localizados, com a finalidade de dar visibilidade a pautas particulares, em busca de simpatizantes e para fazer pressão política sobre os poderes constituídos.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).