Mudanças de pH podem acabar com a vida marinha
As emissões de gás carbônico provocadas pelo homem não causam apenas o aquecimento global da Terra, mas também alteram o pH dos mares e oceanos, elevando sua acidez até níveis que poderiam acabar com a vida marinha em poucas décadas.
A advertência faz parte de um estudo publicado na revista "Science" e do qual participaram pesquisadores do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), da Instituição Catalã de Pesquisa e Estudos Avançados (ICREA), e da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB).
O estudo explica que, nos últimos 300 milhões de anos, a química marinha sofreu "profundas mudanças", embora nenhuma "tão rápida, grande e global como a atual".
A acidificação marinha acontece à medida que o CO₂ emitido pela atividade humana - originada fundamentalmente pela queima de combustíveis fósseis - é absorvido pelos oceanos.
Esse processo prejudica muitas formas de vida marinha e interfere principalmente no desenvolvimento das espécies com carapaça ou esqueleto de carbonato cálcio, como corais e moluscos.
https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,mudanca-no-ph-dos-oceanos-pode-acabar-com-vida-marinha,843095
Ainda que o aquecimento global seja o principal foco de estudo relacionado ao aumento da emissão de gás carbônico o texto relata uma outra situação importante que é a acidificação dos oceanos em virtude da absorção dessa substância pelo meio aquoso. Considerando essa circunstância, percebe-se que a elevação na concentração de CO₂