Muitas pessoas acham curiosa a diferença que existe entre o estado de agregação das matérias, como uma mesma substância pode apresentar-se no estado sólido, líquido, ou gasoso. Na prática, sabe-se que variando temperatura e pressão, acontece essa mudança de estado de agregação. Em termos moleculares o que justifica essa diferença é:
Questão
Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
2023
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Muitas-pessoas-acham48f8ff4692
A
A organização de seus átomos, ou moléculas. No estado sólido os átomos, ou moléculas, são totalmente desorganizados, no estado líquido há uma certa organização, devido às forças intermoleculares e no estado gasoso as moléculas têm forte grau de agitação, mas encontram-se bem próximas umas das outras.
B
Na organização de seus átomos, ou moléculas no estado sólido, as partículas encontram-se próximas e bem organizadas, no estado líquido estão mais afastadas, mas existe forças intermoleculares que às mantém atraídas, no estado gasoso os átomos, ou moléculas, encontram-se totalmente distanciados e sem nenhuma atração.
C
Na organização de seus átomos, ou moléculas no estado sólido, as partículas encontram-se próximas e bem organizadas, no estado líquido estão totalmente desorganizadas “caos”, no estado gasoso os átomos, ou moléculas, encontram-se atraídas por forças intermoleculares.
D
Não há uma organização específica que diferencie um estado de agregação do outro. O que justifica a diferença entre os três estados físicos são as propriedades de cada material.