Questão
Sprint ENEM
2023
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-Rei-acompanha159561687a5

A Mulher Rei acompanha Nanisca (Viola Davis) que foi uma comandante do exército do Reino de Daomé, um dos locais mais poderosos da África nos séculos XVII e XIX. Durante o período, o grupo militar era composto apenas por mulheres que, juntas, combateram os colonizadores franceses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras. Conhecidas como Agojie, o grupo foi criado por conta de sua população masculina enfrentar altas baixas na violência e guerra cada vez mais frequentes com os estados vizinhos da África Ocidental, o que levou Dahomey a ser forçado a dar anualmente escravos do sexo masculino, particularmente ao Império Oyo, que usou isso para troca de mercadorias como parte do crescente fenômeno do comércio de escravos na África Ocidental durante a Era dos Descobrimentos, o que fez com que mulheres fossem alistadas para o combate.

Com base no texto, como o nome do filme pode colaborar para o impacto no publico
A
A sociedade brasileira tem raízes patriarcalistas, portanto ao colocar uma mulher como protagonista de um filme de guerra, confirma ainda mais esse pensamento: o de que o feminino deve sempre estar lutando pelos seus direitos, enquanto o masculino não.
B
Através da personagem do filme podemos perceber que há uma objetificação da protagonista em diversas faces, como: raça, gênero e cultura. Assim, o longa metragem foi facilmente banalizado pelo público.
C
A partir do que se lê na sinopse do filme, percebe-se que se trata de um empoderamento da mulher em várias competências. Assim, o nome do filme sendo “Mulher Rei” afirma que a figura feminina também tem papéis diversos, inclusive podendo ser uma guerreira em papel de liderança contra as principais guerras. Portanto, com essa representatividade nós temos a importância da mulher, a mulher preta, e a mulher em papel dito masculino, na liderança.
D
Diante o nome do filme, temos problemas relacionados à critica social do feminismo, uma vez que a palavra “rei” é masculina e está sendo utilizada para um substantivo feminino. Portanto, em vez de conseguir sensibilizar o público, causa uma repulsa.
E
O filme quanto longa metragem traz a perspectiva de que esses fatores de crítica social só estão dentro das telinhas, não perpassam para a sociedade.