A NASA realiza rigorosa desinfecção nos ambientes usados para construir naves e satélites com a finalidade de eliminar todos os microrganismos que podem comprometer os esforços de detecção de vida extraterrestre e gerar resultados falsos. Para ver como esses organismos sobrevivem em ambientes ultralimpos, pesquisadores da Universidade Politécnica da Califórnia, nos Estados Unidos, isolaram linhagens da bactéria Acinetobacter nas salas da NASA, onde foram construídas as sondas Mars Odyssey e Phoenix, e as cultivaram com restrição de nutrientes. Em laboratório, as bactérias cresceram e se multiplicaram usando o álcool etílico como principal fonte de energia. Também há indícios de que essas bactérias fazem o mesmo com dois outros compostos usados na limpeza desses ambientes: o álcool isopropílico e o Kleenol 30, detergente em geral aplicado no chão.
(“Bactérias ávidas por produtos de limpeza”. Pesquisa Fapesp, julho de 2018. Adaptado.)
a) Sabe-se que os álcoois desnaturam algumas moléculas e são solventes dos lipídios. Qual envoltório celular apresenta moléculas sobre as quais os álcoois podem agir? Qual molécula desse envoltório sofre desnaturação?
b) A sobrevivência da bactéria Acinetobacter nos meios com os dois tipos de álcoois pode ser associada a uma forma de resistência, que pode ter surgido por meio do processo chamado transformação genética. Cite o nome da forma de resistência das bactérias e explique como ocorre a transformação genética em bactérias.