O NATURALISMO, movimento literário, considerou o comportamento humano sob uma ótica mais abrangente e determinista. Aluísio Azevedo faz parte de um grupo de escritores brasileiros que cultivaram o romance naturalista ao se comprometerem com a visão cientificista da época, ao assumirem uma perspectiva biológica do mundo, reduzindo o ser humano, muitas vezes, à condição animal e colocando o instinto acima da razão.
(https://www.resumoescolar.com.br/literatura/romance-naturalista - Adaptado)
Aluísio Azevedo, em O Cortiço (1890), focaliza o coletivo e, basicamente, os aspectos físicos, sempre a partir das influências da natureza. Ao contrário das obras realistas, que se voltavam à análise interior do ser humano, nesse romance naturalista, uma parte da sociedade tem suas mazelas e necessidades expostas ao mundo como se exibidas em uma vitrine, revelando assim a condição de sobrevivência subumana de uma camada oprimida e sem nenhum privilégio na sociedade do Rio de Janeiro da época.
Ainda em pleno século XXI, é possível percebermos as mesmas temáticas usadas na obra de Aluísio Azevedo, produzida praticamente no final do século XIX. A partir das informações e dos conhecimentos adquiridos ao longo de seus estudos, assinale a alternativa em que as temáticas indicadas melhor comprovam essa afirmação.