NJSR: Qual a importância da norma culta?
HR: A importância é relativa. Hoje é a linguagem por meio da qual se tem acesso ao conhecimento aos bens culturais, a ciência, ao mercado de trabalho, toda a comunicação de jornais e revistas, os documentos, tudo que você precisa para agir socialmente está em norma culta. Quando você escreve, precisa defender uma ideia, faz um currículo, um relatório, participa de um debate… Agora, ela se tornou a mais importante porque é da classe dominante. Com os anos a língua vai mudando de acordo com o grupo social que a usa, tem uma modificação ao longo dos séculos, inclusive incorporação de novas palavras no dicionário. Expressões que eram consideradas vulgares se forem muito usadas podem ser incorporadas pela norma culta.
NJSR: E a variante da internet, onde ela se encaixa?
HR: Ela é uma linguagem da internet, adequada para o meio em que está e a finalidade que ela tem. Rápida, não tem espaço pra longos ensaios. Na mídia em que está, pro espaço que ela tem, sua finalidade e para as pessoas que fazem uso daquele local, ela tem que ser assim e chegou a ficar assim pra atender seus propósitos. Isso não quer dizer que se comunicando com as pessoas por esta forma abreviada você não seja capaz de escrever um ensaio em norma culta. Isso só vai te acrescentar possibilidades de comunicação em diferentes meios, com diferentes interlocutores. Existem pessoas que acham que os jovens escreverem por MSN atrapalha a utilizar a ortografia de acordo com os padrões. Não. Ai entra o ensino, eles têm que aprender a adequação da linguagem, saber que não pode transferir esta linguagem para uma prova por exemplo. A questão é a adequação ao invés do que é correto.
(Adaptado de Importância da norma culta é relativa. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/njsaoremo/?p=858> Acessado em 23 abr. 2020)
Segundo o texto, a diferença entre na norma culta e a variante da internet é que