a) Não é somente o tempo verbal que pode em um texto indicar o tempo, havendo também outras palavras e expressões que fornecem indicações temporais. Encontre no texto a seguir DUAS dessas expressões, que indiquem, respectivamente:
(i) interrupção de um processo; e
(ii) continuidade de um processo.
Sonhei na noite passada que eu era um tapete muito gasto colocado no chão de uma sala estranha. As pessoas andavam sobre mim incessantemente. Eu não sentia nenhuma dor. De repente eu não era mais bidimensional. Eu tinha três dimensões, quase cinco centímetros de espessura. E as pisadas das pessoas realmente me machucavam.
(Retirado e adaptado de Boss, Medard. Na noite passada eu sonhei... São Paulo: Editora Summus, 1979, 3a. ed.)
(i) _________________________________________________________________________________________
(ii) _________________________________________________________________________________________
b) Geralmente, nos textos narrativos, há predominância de verbos no pretérito perfeito do indicativo. No sonho narrado abaixo, entretanto, observa-se o predomínio de verbos no presente do indicativo. Que efeito o emprego desse tempo verbal produz na narrativa abaixo?
Estou andando de bicicleta, passando por uma cidadezinha cujas ruas são estreitas e sinuosas. Encontro um caminhão enorme. Alguma coisa me diz que devo dirigir este caminhão; então tento subir nele. No começo não tenho muita sorte, mas aí entro na cabine. Então começo a andar lentamente. É difícil manobrar este veículo grande e pesado através das ruas estreitas da cidade, mas acabo conseguindo. Finalmente chega uma via expressa onde acelero e ultrapasso todos os carros. Enquanto estou ultrapassando, eu acordo.
(Retirado e adaptado de Boss, Medard. Na noite passada eu sonhei... São Paulo: Editora Summus, 1979, 3a. ed.)