Questão
Simulado ENEM
2020
Fase Única
Nada-menos-duas-almas2439ab73b41
– Nada menos de duas almas. Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para entro... Espantem-se à vontade, podem ficar de boca aberta, dar de ombros, tudo; não admito réplica. Se me replicarem, acabo o charuto e vou dormir. A alma exterior pode ser um espírito, um fluido, um homem, muitos homens, um objeto, uma operação. Há casos, por exemplo, em que um simples botão de camisa é a alma exterior de uma pessoa; – e assim também a polca, o voltarete, um livro, uma máquina, um par de botas, uma cavatina, um tambor, etc. Está claro que o ofício dessa segunda alma é transmitir a vida, como a primeira; as duas completam o homem, que é, metafisicamente falando, uma laranja. Quem perde uma das metades, perde naturalmente metade da existência; e casos há, não raros, em que a perda da alma exterior implica a da existência inteira. Shylock, por exemplo. A alma exterior aquele judeu eram os seus ducados; perdê-los equivalia a morrer. "Nunca mais verei o meu ouro, diz ele a Tubal; é um punhal que me enterras no coração." Vejam bem esta frase; a perda dos ducados, alma exterior, era a morte para ele. Agora, é preciso saber que a alma exterior não é sempre a mesma... 

(O espelho. Machado de Assis. Domínio Público.) 

Sobre o trecho de “O espelho”, de Machado de Assis, é correto afirmar que o conto
A
insere-se na descrição de costumes da sociedade, servindo como um retrato exclusivo da época.
B
valoriza a cultura nacional, em especial a língua portuguesa mais próxima do falar das classes menos privilegiadas.
C
aproxima-se do pensamento Naturalista, uma vez que apresenta uma visão extremamente animalizada dos seres humanos.
D
apresenta as principais características do Realismo brasileiro: a descrição minuciosa das cenas narradas, para evitar subjetividade.
E
apresenta uma das características mais marcantes de Machado de Assis: a percepção de que o ser humano vive, muitas vezes, de aparências.