Questão
Simulado USP - FUVEST
2023
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Naquele-dia-santissimo128cc2f14b0
Naquele dia santíssimo da Natividade do Senhor [de 800], quando o rei se ergueu depois de orar na missa em frente ao túmulo do bem-aventurado Pedro apóstolo, o Papa Leão III colocou-lhe uma coroa na cabeça e todo o povo dos romanos o aclamou: “Vida e vitória para Carlos Augusto, coroado por Deus, grande e pacífico imperador dos romanos!”. E depois desse louvor, foi adorado pelo apostólico à maneira dos antigos príncipes e, posta de parte a denominação de patrício, foi chamado imperador e augusto.
Maria Guadalupe Pedrero-Sánchez. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Editora Unesp, 2000, p.70-1 (com adaptações).

O trecho acima aborda a coroação de Carlos Magno como imperador do novo Império Romano do Ocidente. Acerca do governo de Carlos Magno, assinale a opção correta.

A
o Império Romano do Ocidente conteve as invasões bárbaras da Antiguidade tardia graças à união que Roma e a Igreja de Constantinopla promoveram sob a articulação de Carlos Magno. 
B
a vitória na batalha de Poitiers, contra os islâmicos, conferiu o reconhecimento de Carlos Magno pelo papado, fato que foi responsável por barrar a expansão islâmica para o continente europeu a partir da Península Ibérica e ganhou notoriedade pela vitória na batalha de Poitiers.
C
para evitar a fragmentação do Império Carolíngio, Carlos Magno estabeleceu o Tratado de Verdun. 
D
para administrar o vasto Império, Carlos Magno estabeleceu uma série de normas escritas, conhecidas como capitulares. 
E
por meio da submissão dos demais povos germânicos, o império carolíngio ampliou seus domínios para toda a Europa, da porção leste até a porção Atlântica da Península Ibérica.