Questão
Universidade do Estado da Bahia - UNEB
2024
Fase Única
Nelo-meu-irma-dinheiro185d23809a6
Nelo, meu irmão, o dinheiro que você manda ela enterra todo no bicho, em estranhos bolos e em prestações que não se acabam nunca. Pensei que depois que pagasse a televisão ia ficar sossegada. Não ficou. Quando você demora de mandar ela fica arrancando os cabelos, sem saber o que faz com tanto cobrador em sua porta. O velho é quem se vira para botar as coisas dentro de casa, coitado, logo ele que vive de biscates, pegando um trabalho aqui, outro ali, quando aparece. Ela ainda reclama. Vive reclamando e dizendo que ele não dá nada em casa. E tome briga. Tome batalha. O dinheiro que você manda se evapora, ninguém lhe vê a cor. Parece um dinheiro excomungado. Tenho pena é dos meninos. Eles passam fome, Nelo. Você precisava ver a miséria que é a vida naquela casa. Papai se queixa da sorte. Diz que a mudança para Feira de Santana foi a pior desgraça da sua vida. Nunca entendeu nada. Nunca entenderá.

(TORRES, Antonio. Essa Terra . Ed. Record. São PAulo, 2011) - fragmento

"Essa Terra" de Antonio Torres, em termos de enredo, aborda:
A
O segredo de Nelo, um viajante nordestino, que possui uma família completamente desestruturada e, por isso, decide sair pelo mundo em busca de explicações para tantas confusões.
B
O aspecto da migração nordestina para São Paulo e as consequências psicológicas e sociais que essa experiência trouxe ao personagem Nelo, irmão do narrador.
C
A luta entre dois irmãos acerca de uma herança paterna e de como isso afetou psicologicamente a família, mostrando as consequências que acometeram os protagonistas envolvidos.
D
A questão da viagem que o protagonista da história, Nelo, fez pelos estados brasileiros à procura de sua identidade social, com o intuito de ter contato com outras culturas.
E
A história de uma família nordestina muito pobre que não sabe lidar com o poder da frustração e da ausência, uma vez que o patriarca morre e os filhos entram em um processo de colapso social.