Questão
União Metropolitana de Educação e Cultura - UNIME
2018
Fase Única
Nenhuma-ca-planeta78685c9b51
Nenhuma nação no planeta passou por transformações socioeconômicas tão agudas na história recente quanto a China. Dona do segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos (EUA), e maior exportador mundial, a China deixou de ser uma nação pobre e agrária para se transformar em um dos maiores motores da economia mundial. (NENHUMA... 2017. p. 54).

A pujança econômica da China, nos dias atuais, decorreu de um longo processo histórico, que se caracterizou pela
A
inexistência de ações dos países imperialistas europeus, no século XIX, na China, interessados no processo de dominação e colonização do continente africano.
B
Revolução Meiji, que modernizou a economia chinesa, transformando as propriedades rurais feudais em grandes áreas de produção capitalista, associada à manutenção das tradições culturais.
C
aliança sino-japonesa, na Segunda Guerra Mundial, que possibilitou maciços investimentos japoneses na China em troca da participação chinesa contra os invasores franco-britânicos.
D
Revolução Cultural, que democratizou as instituições políticas chinesas, concedendo maior autonomia e poder de decisão aos comitês de fábricas, possibilitando a modernização da produção industrial.
E
abertura da economia chinesa ao capital estrangeiro, após a morte de Mao Tsé-tung, contribuindo para o rápido crescimento econômico, associado à manutenção do monolitismo político.