Questão
Universidade de Uberaba - UNIUBE
2019
Fase Única
Nenhuma-especie48c3c6450b
Nenhuma espécie sobrevive sozinha. Os seres vivos estabelecem entre si variados tipos de relações. Essas relações estão associadas à manutenção do equilíbrio ecológico em determinado ecossistema. A partir dessas informações e analisando a figura abaixo, assinale a alternativa CORRETA.



Fonte: Disponível em: descomplica.com.br/blog/biologia/mapa-mental-relacoes-ecologicas/. Acesso em: 16 set. 2018.
A
Nas sociedades, os indivíduos mantêm grande dependência uns dos outros, em consequência da cooperação que existe entre eles. Em algumas sociedades, como a de abelhas, formigas e de cupins, existe uma nítida divisão de trabalho entre seus componentes.
B
A associação entre orquídeas e árvores que lhes servem de suporte é um exemplo de mutualismo. Vivendo no alto das árvores, certas espécies de orquídeas encontram condições ideais de luminosidade para o seu desenvolvimento. São, desse modo, beneficiadas, pois na superfície do solo de florestas, como a Amazônia, as orquídeas não disporiam de luminosidade suficiente.
C
O parasitismo é uma relação ecológica que pode ocorrer tanto entre seres de uma mesma espécie, quanto entre seres de espécies diferentes. Nessa relação, os organismos envolvidos disputam alimento ou território. Comendo alimentos que lhes são comuns, uma espécie reduz a quantidade de alimento para a outra espécie.
D
O termo predatismo é usado apenas para descrever um tipo de relação ecológica intraespecífica em que organismos de uma espécie se alojam externamente ou internamente em seres de outra espécie, causando-lhes lesões, deformações, intoxicações e, às vezes, a morte.
E
A relação entre abelhas e plantas por elas polinizadas é um exemplo de relação harmônica intraespecífica conhecida por mutualismo. Também são exemplos de mutualismo as relações entre árvores e formigas e entre cupins e microrganismos que vivem no intestino desses animais.