Nesta próxima quinta-feira, o filme “Transcendence – A Revolução” chega aos cinemas brasileiros. Dirigido pelo estreante Wally Pfister (que normalmente trabalha como diretor de fotografia nos filmes de Christopher Nolan) e roteirizado pelo também novato Jack Paglen (que, por sinal, será o responsável pelo roteiro do novo filme de Battlestar Galactica), o filme é uma ficção científica que entra profundamente no ramo da inteligência artificial.
Na trama, acompanhamos a história do Dr. Will Caster (Johnny Depp) – o mais notável pesquisador no campo da inteligência artificial – e de sua esposa, a Dra. Evelyn Caster (Rebecca Hall). Esse cientista trabalha na criação de um computador inteligente, consciente e ambicioso. Essa máquina recebe o nome de PINN e, supostamente, deve ser usada para combinar a inteligência coletiva com as emoções humanas.
Ocorre que, como tudo que surge de novo, os experimentos altamente controversos – que trouxeram fama ao cientista – o transformaram no alvo principal dos extremistas antitecnologia, que, por medo de que a novidade acabe com a humanidade, farão o que for necessário para destruir o doutor e a máquina.
Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/cinema/58078- assistimos-filme-transcendence-revolucao.htm. Publicação em: 18 de junho de 2014. Acesso em: 30 de julho de 2014.
O filme citado no texto aborda o tema da nanotecnologia, sobre a qual se pode afirmar que