“Nós nos despedimos da época soviética. Daquela nossa vida de antes. Venho tentando ouvir com franqueza todos os participantes do drama socialista...O comunismo tinha um plano insano: refazer o “velho homem”, o antigo Adão. E conseguiram fazer isso...Talvez tenha sido a única coisa que conseguiram fazer. Depois de setenta e tantos anos, no laboratório do marxismo-leninismo, cultivaram uma espécie humana peculiar, o homo sovieticus. Uns consideraram-no um personagem trágico, outros o chamam de sovok.”
Aleksievitich, Svetlana. O Fim do Homem Soviético.
A autora fala do colapso da União Soviética e o desaparecimento do cidadão soviético. Sobre o colapso do comunismo no Leste Europeu e na União Soviética, é correto afirmar que