Questão
Centro Universitário do Pará - CESUPA
2004
Fase Única
Numa-populaca-insetos1391a18fd31
Numa população de insetos nitidamente sensíveis à ação de determinado inseticida, é de se esperar que alguns poucos indivíduos sejam naturalmente resistentes. Logo após a pulverização observa-se uma forte redução na população, e somente os insetos resistentes sobrevivem e continuam a se reproduzir, originando descendentes igualmente resistentes. Depois de algumas gerações, a população abriga, praticamente, apenas insetos resistentes e o número destes indivíduos permanece estável, mesmo quando novas aplicações do inseticida são processadas. De modo análogo, o uso contínuo de antibióticos também provoca a seleção de linhagens bacterianas resistentes, o que justifica a diminuição da eficácia desses medicamentos depois de algum tempo. Adaptado de Paulino, W.R., 3ª ed., 1999, 455.



À luz do conhecimento atual, nas duas situações, a capacidade de expressar resistência aos produtos químicos, devido ao uso abusivo das respectivas substâncias, é explicada acertadamente através do conceito evolutivo:
A
lamarckista, que supõe a aquisição de características novas impostas pelo ambiente e transmissão destas aos seus descendentes.
B
darwinista, que pressupõe a preservação dos indivíduos com variações favoráveis ao ambiente e a eliminação dos que apresentam variações desfavoráveis.
C
neodarwinista, que atribui a resistência aos agentes químicos a certos genes já existentes no patrimônio genético dos organismos.
D
mendeliano, que atribui a variabilidade dos seres vivos às mutações e à recombinação gênica.