Numa sociedade de bases patriarcais, em que a herança cultural determina o espaço doméstico para a mulher e o espaço público para o homem, as personagens femininas de Clarice Lispector vivem momentos de aprisionamento e rebelião, caracterizando-se como sujeitos em desagregação ou metamorfose. Com respeito
a alguns contos de Laços de família, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) diante de cada afirmação a seguir.
( ) Em “Devaneio e embriaguez de uma rapariga”, a jovem esposa de um pequeno comerciante relata, na sua fala portuguesa, as sensações e ilusões que a embalam, sob o efeito do vinho que ela degusta prazerosamente, encerrada em seu quarto.
( ) Em “A imitação da rosa”, Laura é uma dona-de-casa desinteressante, frágil e carente, que experimenta um breve momento de rebeldia, ao desejar para si um buquê de rosas que inadvertidamente ela comprou na feira; no entanto, livra-se das flores.
( ) O conto “Amor” é protagonizado por Ana, que revela sua vida insípida de esposa e de mãe cujos desejos reprimidos são de repente deflagrados pela cena banal oferecida por um cego mascando chicletes, com quem ela se depara no Jardim Botânico.
( ) O conto “O búfalo” narra a dor e o ódio experimentados por uma mulher abandonada pelo amante: no jardim zoológico, ela transpõe o cercado do animal feroz e, assim, encurralada e sem esperanças, quer transformar a própria morte num ato de vingança e rebeldia.
A sequência correta é