OCEANOS: UMA SOLUÇÃO DE ELETRÓLITOS
A Terra tem o privilégio de ser o único planeta do sistema solar que contém água em oceanos, rios e lagos. Em todos os casos, a água não é pura, mas sim solvente em soluções cujos solutos principais são sais. As águas que compõem os oceanos se comunicam, formando uma única massa de solvente que apresenta mesmas proporções dos principais solutos. Devido à concentração de soluto presente, a água do mar é classificada como uma solução de eletrólitos moderadamente concentrada. Para se ter uma ideia, a concentração em quantidade de matéria dos íons Na⁺ e a dos íons Cl⁻ são ambas aproximadamente 0,5 mol/L. Há muitos outros íons dissolvidos, tais como Mg²⁺, Ca²⁺, Ba²⁺, SO²⁻₄ , Br⁻ e I⁻, mas suas concentrações são bem menores.
Disponível em: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/0Ceanos-Uma-Solu%C3%A7%C3%A3o-De-Eletr%C3%B3litos/60153342.html>. Acesso em: 4 mar. 2018.
Considerando que o soro fisiológico, de concentração aproximadamente igual a 0,15 mol/L em relação ao cloreto de sódio, pode ser ingerido, depreende-se que o volume de água destilada que deve ser usado para diluir 15 m³ de água do mar para que a sua concentração seja próxima à do soro fisiológico é