Questão
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
2023
2ª Fase
Observe-atentamente11057d25e1c
Observe atentamente o trecho abaixo:


Às portas de assenhorar-se de um império, Roma não tinha uma identidade definida. A cidade era um amálgama confuso de romanos, italianos, estrangeiros, escravos e libertos. A identidade romana teve que ser recriada para servir de parâmetro para o Império. Nunca foi uma identidade étnica, nem monolítica, nem mesmo imune à ação do tempo. Mas à época de Augusto houve um esforço consciente em fixá-la dentro de certos parâmetros. Nesse processo de criação identitária, teve um papel central a produção de uma cultura letrada latina.


GUARINELLO, Norberto Luiz. História Antiga. São Paulo: Editora Contexto, 2014, p. 143-144.


A respeito de autores que escreveram no período histórico do Império Romano, assinale a alternativa CORRETA.

A
Na época do imperador Otávio Augusto, Virgílio foi um grande poeta épico latino, sendo ele o responsável pela composição da obra Eneida, poema que contava as origens heróicas do povo romano.
B
No campo da escrita histórica, Tito Lívio foi o destaque com a sua obra História da Guerra do Peloponeso. Nela, detalhou em latim clássico como a guerra entre os gregos e persas no século V a.C. possibilitou a fundação da cidade de Roma
C
Suetônio, biógrafo da época do Imperador Constantino, escreveu a obra A Vida dos Doze Césares. Nela relatou como a religião cristã sempre foi defendida pelos Imperadores romanos, a exemplo de Nero e Diocleciano.
D
Tácito escreveu a obra Histórias na época do sucessor de Otávio Augusto, Vespasiano. Nela, contou em latim vulgar sobre os costumes do Egito Antigo, dentro de uma perspectiva etnográfica e plural.
E
Sêneca foi um autor versátil, nos deixando por escrito tragédias, cartas e vários diálogos. Compondo na época do Imperador Teodósio, no século III d.C., todas as suas obras versaram sobre o tema das invasões bárbaras e queda do Império Romano.