Observe as figuras A e B abaixo que se referem às diferentes relações alimentares que os seres vivos podem estabelecer e as suas representações.


Figura A – Representação de uma cadeia alimentar terrestre

Fonte: Sônia Lopes e Sérgio Rosso. Biologia: edição especial – sequencia clássica. Volume 3. 1ª edição. São Paulo: Saraiva 2010. p. 336.
Figura B – Representação de uma teia alimentar terrestre.

Fonte: José mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho. Biologia das populações. 2ª edição. São Paulo: Moderna, 2004. p. 294.
Sobre essas relações alimentares foram formuladas as seguintes afirmações:
I - O sentido das setas revela mais do que quem se alimenta de quem; ele demonstra como se dá o fluxo de energia e de matéria nos ecossistemas, e poderia estar invertido em teias ou cadeias aquáticas.
II - Para o equilíbrio de um ecossistema, minimizando, por exemplo, a competição, é vantajoso que os organismos ocupem diferentes níveis tróficos.
III - Um ecossistema pode ser constituído e se manter em equilíbrio com apenas dois níveis tróficos: produtores e decompositores.
IV - Tanto na teia, quanto na cadeia alimentar, a cada nível trófico aumentam a energia e a matéria disponíveis para o nível trófico seguinte.
Está CORRETO o que se afirma apenas em: