Questão
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
2009
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Observe-imagem-seguir75c5786ca7
Observe a imagem a seguir:


Negros alforriados nas tropas brasileiras da Guerra do Paraguai Museu Histórico Nacional – Rio de Janeiro

Agora, leia a seguinte frase:

Só tive um protetor: Solano López. Devo a ele, que provocou a Guerra do Paraguai, a minha carreira, diz o próprio Deodoro da Fonseca, explicando como chegou a Marechal.

Revista VEJA, Edição Especial - 20 de novembro de 1989.

A respeito da Guerra do Paraguai e da Proclamação da República, assinale a alternativa INCORRETA.
A
A Guerra do Paraguai fez com que o Exército se tornasse uma instituição organizada, profissional e corporativista, o que diminuiu a força e importância da Guarda Nacional.
B
O contato com militares argentinos e uruguaios, oriundos de países republicanos, fez surgir entre os soldados brasileiros uma certa admiração pela República, que seria, mais tarde, fundamental para que aderissem à campanha republicana.
C
A guerra contribuiu para o surgimento, através de promoções rápidas e sucessivas, de uma nova geração de altos oficiais que desempenharam um papel importante no processo de proclamação da República.
D
A Guerra do Paraguai acirrou as disputas e a diferenciação entre os soldados livres e aqueles que eram ex-escravos. Com o crescimento do preconceito, o Exército passou a atuar ativamente contra o abolicionismo e engajou-se nas campanhas para combater os quilombos e as fugas em massa de escravos.
E
Nos anos finais do Império, a indisciplina militar tornou-se um problema crônico, o que era agravado pelo não reconhecimento, por parte do governo monárquico, do papel político que os militares desempenhavam.