Observe a imagem.


A ilustração representa um engenho do século XVII, no Nordeste brasileiro, onde se vê uma moenda (mecanismo para esmagar a cana e extrair o caldo) sendo movida por uma roda d'água. Em relação aos equipamentos utilizados pelas unidades de produção açucareira, no Nordeste brasileiro nos séculos XVI, XVII e XVIII, considere as afirmativas.
I → A produção açucareira colonial se utilizava de tecnologia pouco desenvolvida para a época, de baixo custo financeiro e, dessa maneira, acessível à maioria dos senhores de engenho.
II → A tecnologia empregada bem demonstra a articulação da empresa colonial brasileira com a expansão portuguesa nas ilhas do continente africano, visto que era a mesma e também utilizava trabalho escravo.
III → Frente ao desafio de produzir para o nascente mercado brasileiro, os senhores de engenho do Nordeste utilizaram as tecnologias já empregadas pelos nativos do continente americano.
IV → Devido ao clima e ao solo favoráveis ao plantio da cana-de-açúcar, os engenhos não produziram nenhum impacto ambiental nem foi necessária a importação de tecnologia de outros empreendimentos coloniais lusitanos.
Está(ão) correta(s)