Observe a figura e leia o texto a seguir.


Prisão Panóptica
A figura representa uma prisão-modelo onde a torre central sempre é vista pelos detidos que estão nas habitações que a circulam, no entanto os detidos não sabem se estão sendo observados. No anel periférico, a pessoa sempre é vista sem jamais ver; na torre central, sempre se vê sem jamais ser visto.
(Adaptado de: CHÂTELET, F. et al. História das ideias políticas. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000. p.376.)
Com base na figura, no texto e nos conhecimentos sobre poder em Michael Foucault, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) O exercício da vigilância e da penalidade tem por objetivo impor o poder da norma, e todos os saberes – urbanismo, psiquiatria, criminologia, sexologia, sociologia – servem para legitimar e regulamentar o emprego dos poderes.
( ) O poder é algo que se possui, é um privilégio adquirido e conservado pela classe dominante que objetiva oprimir, fazer uso e tirar vantagens das classes dominadas.
( ) O poder está em todos os lugares uma vez que ele vem de toda parte; é uma estratégia, um exercício que faz uso das práticas disciplinares para adestrar os corpos e as palavras.
( ) O poder somente é duradouro se for legítimo. É suficiente que se discorra sobre as condições formais da legitimidade para poder ser aceito. Desse modo, a lei e a autoridade que a promulga são a fonte do poder; a prisão, nesse caso, é a negação do poder.
( ) Os fatos sociais são coercitivos por natureza, desse modo o poder é a aplicação da dimensão repressiva inerente a todas as sociedades.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.