Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2008
Fase Única
Observe-mapa-seguir682afe13f0
Observe o mapa a seguir. 



Com as Olimpíadas, em Pequim, a China terá a oportunidade de mostrar ao mundo que além de campeã de crescimento econômico nos últimos anos é moderna e cosmopolita. 

Assim como a poluição de Pequim, outra solução que a China precisará encontrar a fim de alcançar o sucesso nos Jogos Olímpicos de 2008 é para a questão do Tibete. 
 
Com relação ao Tibete, é INCORRETO afirmar que
A
pertencia ao Nepal e o país vivia sob regime teocrático e autoridade do dalai lama, líder máximo do budismo tibetano, até a ocupação chinesa, em 1950, que teve como objetivo suprir as necessidades energéticas da China. 
B
está localizado no centro-leste da Ásia, com tradição budista e perdeu seu status de região autônoma com a ocupação chinesa ocorrida em 1950. 
C
Tenzin Gyatso, o décimo quarto dalai lama, em exílio na Índia desde a rebelião budista esmagada em 1959, teve aumentada a força de seu movimento de independência após a concessão do prêmio Nobel da paz. 
D
sofre um processo de diluição da cultura local através do estímulo da emigração de chineses “han” (principal etnia da China) para o Tibete. Nas primeiras décadas da ocupação muitos monastérios da região foram destruídos. 
E
os defensores de sua independência aproveitam o palco privilegiado dos Jogos Olímpicos para buscarem visibilidade aos conflitos políticos internos que o fechado regime chinês esconde. 
F
I.R.