Observe a seguinte notícia, de 21 de março de 2017:

“O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgou nesta terça-feira (21) o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), e o Brasil se manteve no 79º lugar no ranking, do mais ao menos desenvolvido. O relatório foi elaborado em 2016 e tem como base os dados de 2015. [...] Na América do Sul, alguns países vizinhos ao Brasil apresentaram índices de desenvolvimento humano melhores. O Chile, por exemplo, ficou em 38º lugar, com IDH 0,847; a Argentina, em 45º lugar (IDH 0,827); o Uruguai, em 54º lugar (IDH 0,795); e a Venezuela, em 71º lugar (IDH 0,767).”

(Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/em-79-lugar-brasil-estaciona-no-ranking-de-desenvolvimento-humano-da-onu.ghtml)
A respeito do referido índice e dos resultados apresentados na notícia e no gráfico acima, analise as assertivas abaixo:
I - O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um índice medido anualmente pela ONU e utiliza indicadores de renda, saúde e educação.
II - Um dos itens que compõem o IDH é a expectativa de anos de estudo da população.
III - A Organização das Nações Unidas (ONU) divide os países entre os que têm o desenvolvimento humano “muito alto”, “alto”, “médio” e “baixo”, encontrando-se o Brasil na última categoria.
IV - A coleta de dados pelo PNUD não é realizada diretamente com os países analisados, mas sim a partir de dados internacionais, como os fornecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
V - O ranking mundial de desenvolvimento humano dos países apresenta o índice de cada nação, que varia de 0 a 1 – quanto mais próximo de um, menos desenvolvido é o país.
É correto apenas o que se afirma em: