Observe a figura a seguir

Estádio Ninho de Pássaro, Pequim

O sucesso da Olimpíada de Pequim é o marco simbólico da nova China. Depois do que se viu nos Jogos de 2008 – a organização impecável, a exuberante festa de abertura, a riqueza arquitetônica dos estádios – , ninguém mais duvida de que o país conquistou seu espaço entre as grandes potências mundiais. Veja 40 anos, set, 2008 [adapt.].
Com relação à China, leia as afirmativas.
I) Após a morte do líder comunista Mao-Tsé-Tung, em 1976, a China sofreu uma grande transformação: sua abertura para uma economia de mercado.
II) Deng Xiaoping liderou a abertura desse país, combatendo a repressão política e tirando a China da condição de colônia do ocidente.
III) A China deixou de ser uma sociedade arcaica para se transformar na maior economia mundial, graças à condição de maior exportador de mercadorias.
IV) A crescente universalização da língua, do alfabeto e dos costumes chineses alavancaram esse país a um patamar superior no plano cultural e no contexto mundial.
V) O Tibete, região de tradição budista evidencia interesses da China por abrigar um potencial de recursos minerais, tais como ferro, cromo, cobre, urânio, lítio, ouro, entre outros e 30% dos recursos hidráulicos do país.
Estão corretas apenas