Parque Industrial
Tom Zé (Álbum Tropicália, 1968)
Retocai o céu de anil
Bandeirolas no cordão
Grande festa em toda a nação
Despertai com orações
O avanço industrial
Vem trazer nossa redenção
Tem garotas-propaganda
Aeromoças e ternura no cartaz
Basta olhar na parede
Minha alegria num instante se refaz
Pois temos o sorriso engarrafado
Já vem pronto e tabelado
É somente requentar e usar [...]
O que é made, made, made
Made in Brazil
A partir da leitura da letra da canção Parque Industrial, de Tom Zé, e da análise do gráfico, é correto afirmar que:
01. durante a Ditatura Militar, o Brasil vivenciou o chamado “milagre econômico”, um período caracterizado pela entrada de capital estrangeiro no país, queda da inflação, estímulo à industrialização, investimentos estatais em obras de infraestrutura, aumento da exportação e expansão de crédito visando ao aumento do consumo.
02. como é possível observar no gráfico, no período conhecido como “milagre econômico” houve um significativo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, acompanhado por um declínio do salário mínimo, o que indica que o aumento do PIB não se reverteu no aumento de renda aos mais pobres.
04. o gráfico demonstra como o aumento da exportação de produtos made in Brazil, ocorrido durante a Ditadura Militar, foi o principal responsável pelo crescimento do PIB e pelo aumento proporcional do salário mínimo, que alcançou seu maior valor histórico nesse período.
08. o período em que ocorreu o “milagre econômico” coincidiu com o auge da repressão da Ditadura Militar, fortalecida a partir da instalação do Ato Institucional no 5, em 1968.
16. contrário à entrada de capital internacional e à instalação de empresas e indústrias multinacionais no país, Antônio Delfim Neto, ministro da Fazenda durante o governo militar, adotou uma política econômica baseada na estatização dos meios de produção e no fortalecimento de cooperativas agrícolas, além de declarar a moratória da dívida externa.
32. não se pode estabelecer relação entre Parque Industrial, de Tom Zé, e o seu contexto histórico. Por se tratar de canções populares e não de documentos oficiais históricos, nem a música de Tom Zé nem o álbum Tropicália, de 1968, podem ser utilizados como fontes para o estudo da história do Brasil do período da Ditadura Militar.
64. lançada em 1968, a música Parque Industrial, de Tom Zé, pode ser lida como uma crítica à ideia disseminada pelos governos militares de que a industrialização traria avanços para toda a sociedade brasileira. Além disso, ela ironiza a associação entre consumo e felicidade, proposta pela publicidade e pelos meios de comunicação da época.