Questão
Sprint ENEM
2021
Fase Única
Octanagem-ou-indice241f7e79fab
Octanagem ou índice de octano, é o índice de resistência à detonação de combustíveis usados em motores no ciclo de Otto[1] (como gasolina, álcool, GNV e GPL Auto). O índice faz relação de equivalência à resistência de detonação de uma mistura percentual de isoctano (2,2,4 trimetilpentano) e n-heptano.[1] Assim, uma gasolina de octanagem 87 apresenta resistência de detonação equivalente a uma mistura de 87% de isoctano e 13% de n-heptano. Entretanto, são possíveis valores superiores a 100 para a octanagem; uma gasolina com octanagem 120 apresentará na mesma escala uma resistência 20% superior à do isoctano. A octanagem não é única, pois varia conforme a rotação do motor; para isso existem os índices RON e MON com os motores operando, respectivamente, a 600 e 900 rpm.

A octanagem não tem correspondência com a qualidade do combustível. Porém, motores mais potentes exigem maiores compressões e, por consequência, combustíveis mais resistentes à ignição espontânea. Potência e rendimento ótimos são sempre obtidos a partir de combustíveis de octanagem compatível com o projeto do motor.

Dictionnaire des mots de la combustion: indice d'octane Arquivado em 21 de outubro de 2007, no Wayback Machine., site do Groupement
Français de Combustion, seção francesa do The Combustion Institute

A gasolina que contém octano, pode queimar com baixa produção de CO2 se a quantidade de O2 for reduzida. Determine a entalpia padrão de reação da combustão incompleta do octano, a partir das entalpias padrão de combustão do octano e do monóxido de carbono:


A
– 106 kJ
B
– 483,64 kJ
C
– 6414 kJ
D
– 13456 kJ
E
43,25kJ