Oliver Sacks, um neurologista bastante conhecido também um escritor de livros, tais como O Homem Que Confundiu Sua Mulher com um Chapéu e Tempo de Despertar, teve um caso de amor com a química desde que era um menino crescendo em Londres na época da Segunda Guerra Mundial. Em uma visita ao Museu de Ciências de Londres, ele viu uma Tabela Periódica do tamanho de uma parede, na qual estavam expostas amostras de muitos dos 92 elementos então conhecidos. Disse Sacks: “Ver a tabela com suas amostras reais dos elementos foi uma das experiências na infância que me moldaram, mostrando-me, com a força de uma revelação, a beleza da ciência. A Tabela Periódica parecia tão econômica e simples: todos os 92 elementos, reduzidos a dois eixos e, no entanto, ao longo de cada eixo, uma progressão ordenada de diferentes propriedades”.
Fonte: KOTZ, J. C.; TREICHEL, P. M.; WEAVER, G. C. Química Geral e reações químicas. 6. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013, p. 290, vol. 1. (Adaptado).
Ao estudar a tabela periódica, um estudante de química observou que o elemento químico X apresenta a configuração eletrônica 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶ 4s² 3d¹⁰ 4p⁴. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao elemento X.