Questão
Universidade Estadual do Ceará - UECE
2010
2ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Oriente-Medio-e-regia344935fc025
O Oriente Médio é uma região composta por países dentre os quais, Arábia Saudita, Israel, Jordânia, Iraque, Síria, Irã e Bahrein. Essa região tem importância inegável para toda a humanidade, seja pelo aspecto religioso, como berço do Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, seja pelo aspecto histórico ou pela importância econômica estratégica com a exploração do petróleo.  

Analise as afirmações a seguir sobre esta região e marque (V) conforme sejam as declarações VERDADEIRAS e (F) conforme sejam as declarações FALSAS.  

(   ) São considerados, entre outros, como pontos geradores e/ou responsáveis pela manutenção dos conflitos que dificultam a paz nessa região, o fato de os judeus considerarem Jerusalém indivisível e de os palestinos exigirem que a parte  
oriental de Jerusalém seja a capital de um possível futuro Estado Palestino.  

(   ) Uma parcela significativa das reservas de petróleo do mundo encontra-se no Golfo Pérsico. Porém, nesta região encontram se países que também tem posicionamentos culturais e sociais complexos, distintos e conflitos históricos.  

(   ) Existem dois grandes desertos nesta região. Um na Península Arábica (Deserto da Arábia) e outro na Jordânia (Deserto do Saara). Os grandes rios desta região são o Tigre e o Eufrates, que formam uma extensa planície fluvial. Estes nascem no Golfo Pérsico e deságuam no Mar Negro.  

(   ) O conflito conhecido como a Guerra do Golfo iniciou-se em 1990, quando tropas do Iraque invadiram o Kuwait. Esta ação teve, dentre as suas, motivações, a crise econômica pela qual passava o Iraque e disputas de fronteiras com o Kuwait.  

(   ) O Hamas, o Jihad Islâmico e o Hezbollah são grupos que atuam principalmente nessa região e têm dentre os seus objetivos a criação de um Estado Islâmico e a manutenção da convivência pacífica com Israel.  

(   ) O pluralismo geopolítico foi o argumento e a estratégia geopolítica utilizada pelos EUA para justificar sua intervenção no conflito do Golfo Pérsico de forma a garantir o equilíbrio na balança de poder na região. 


A
V, V, F, V, F, F.
B
V, V, F, V, F, V.
C
V, V, V, V, F, F.
D
V, V, V, V, F, V.