Questão
Faculdade Santa Marcelina - FASM
2014
Fase Única
Outro-aspecto1333c9ed8cd
Outro aspecto importante da participação da cidadania na vida pública da sociedade romana consistia nos jogos de gladiadores. Pode parecer estranho relacionar cidadania e esses jogos sangrentos, mas esses espetáculos foram importantes na afirmação da cidadania. A luta de gladiadores não se destinava à mera diversão do povo, nem a luta era até a morte. Ao final de cada combate, o perdedor deveria retirar o capacete e oferecer o pescoço ao vencedor, que não podia tirar-lhe a vida por iniciativa própria. Também não cabia ao magistrado ou ao imperador decidir o destino do perdedor: apenas os espectadores podiam fazê-lo.

(Pedro Paulo Funari. A cidadania entre os romanos In: Jaime Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky (orgs.). História da cidadania, 2008. Adaptado.)

Dentre as características da sociedade romana à época retratada no excerto, é correto afirmar que
A
havia uma extrema centralização política, que impedia a participação popular em quaisquer circunstâncias, fosse nas decisões políticas ou nos jogos e espetáculos.
B
existiam restrições à participação política da maior parte da população, mas o princípio da soberania popular manifestava-se na arena, no momento dos jogos, pois lá todos podiam expressar-se.
C
valorizava-se a noção de cidadania, por meio da contínua ampliação dos mecanismos de participação dos romanos na vida pública e nas decisões de interesse coletivo.
D
era fortemente hierarquizada e militarizada, e os jogos e espetáculos serviam como expressões simbólicas do autoritarismo vigente, que excluía toda forma de manifestação popular.
E
caracterizava-se como uma democracia, pois as decisões, desde as lutas de gladiadores aos rumos da vida política do Império, derivavam da vontade popular.