Questão
Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
2014
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Ouviu-falatorio13475d98e59
Ouviu o falatório desconexo do bêbado, caiu numa indecisão dolorosa. Ele também dizia palavras sem sentido, conversava à toa. Mas com a comparação, deu marradas na parede. Era bruto, sim senhor, nunca havia aprendido, não sabia explicar-se. Estava preso por isso? Como era? Então mete-se um homem na cadeia porque ele não sabe falar direito? Que mal fazia a brutalidade dele? Vivia trabalhando como um escravo. Desentupia o bebedouro, consertava as cercas, curava os animais — aproveitará um casco de fazenda sem valor. Tudo em ordem, podiam ver. Tinha culpa de ser bruto? Quem tinha culpa?
                                                           
Graciliano Ramos, ’Vidas secas

No romance Vidas secas, as personagens centrais:
A
apresentam dificuldades de fala e de articulação linguística, um aspecto que não conseguem superar e cujas causas não estão aptas a compreender.
B
encontram-se com enormes dificuldades de comunicação, em razão do clima hostil que caracteriza o ambiente geral da narrativa.
C
debatem-se com a dificuldade de fala, o que as impossibilita de realizar satisfatoriamente as mudanças propostas pelos boiadeiros, que consistem em melhorar as condições políticas nessa região do sertão.
D
defrontam-se com uma limitação que não estão aptas a superar: a dificuldade de trabalhar nas fazendas devastadas pela seca, por não conseguirem organizar um método de comunicação eficiente.
E
Entendem que suas dificuldades de comunicação são de menor importância diante da grave situação que ameaça sua sobrevivência, pois o bom resultado de seus objetivos não depende de sua capacidade de expressão linguística.