Óxidos de nitrogênio, gerados pelas altas temperaturas de queima dos combustíveis fósseis, e óxidos de enxofre, produzidos pela oxidação de impurezas sulfurosas presentes em carvão e petróleo, podem reagir na atmosfera e gerar produtos capazes de diminuir o pH da chuva, produzindo o fenômeno conhecido como chuva ácida. O dióxido de enxofre, por exemplo, pode reagir em fase gasosa com o radical hidroxilo (OH·) via as seguintes reações.

SO₂ + OH· → HSO₃·
HSO₃· + O₂ → HO₂· + SO₃
Na presença de água líquida nas gotículas das nuvens, nevoeiros e outras formas de condensação atmosférica, o trióxido de enxofre (SO₃) formado nas reações anteriores é rapidamente convertido em H₂SO₄, conforme a seguinte reação.
SO₃ (g) + H₂O (l) → H₂SO₄ (aq)
Considerando as informações presentes no texto precedente e que as reações mostradas ocorram em uma única etapa, julgue o item seguinte.
Considere-se que o SO₂ atmosférico sofra hidrólise nas gotículas de água da atmosfera em uma série de reações reversíveis, conforme descrito a seguir.

Nessa situação, caso a concentração atmosférica de SO₂ aumente, a concentração de íons SO₃²⁻ dissolvidos na água da chuva aumentará.