Questão
Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS
2018
2ª Fase
PILHA-SECA-LECLANCHE115ef3776e5
PILHA SECA DE LECLANCHÉ 

A pilha seca ácida foi desenvolvida em 1866, pelo químico francês George Leclanché (1839-1882). Ela é a pilha mais comum hoje, pois é a mais barata e a mais usada em lanternas, rádios, equipamentos portáteis e aparelhos elétricos como gravadores e brinquedos. Essa pilha, na verdade, não é seca, pois, dentro dela, há uma pasta aquosa, úmida, mas ela recebeu esse nome para diferenciá-la (porque era revolucionária, na época em que foi criada) das primeiras pilhas até então conhecidas, como a pilha de Daniell, que utilizavam recipientes com soluções aquosas.

Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/pilha-seca/ echache.htm>. (Adaptado) Acesso em: 20 jun. 2018.

Conhecendo-se as semirreações da pilha seca e os respectivos potenciais de redução: 



pode-se afirmar que 
A
a pilha seca produz uma voltagem de apenas 1,5 V e o zinco metálico é o agente oxidante.
B
a reação global de funcionamento da pilha seca ácida pode ser representada pela equação: Zn²⁺(aq) + Mn₂O₃(s) + 2 NH₃(g) → Zn(s) + 2 MnO₂(aq) + 2 NH⁺₄(aq) . 
C
o funcionamento da pilha seca cessa definitivamente quando todo o dióxido de manganês é convertido em trióxido de manganês. Essa reação é irreversível, por isso essa pilha é não recarregável.
D
a semirreação que ocorre no ânodo é a seguinte: 2 NH⁺₄(aq) + 2 MnO₂(s) + 2 e⁻ → Mn₂O₃(s) + H₂O(l) + 2 NH₃(g). 
E
o zinco é oxidado no cátodo durante o funcionamento da pilha e o seu número de oxidação é aumentado.