PROPOSTA DE REDAÇÃO – CARTA DE SOLICITAÇÃO


Em 24 de fevereiro de 2022, o Brasil celebrou os 90 anos da conquista do voto feminino, embora a presença de mulheres na política ainda seja tímida em função, sobretudo, da permanência de uma sociedade patriarcal. Assim, tomando a data comemorativa como mote, imagine que você é aluno do Ensino Médio de uma escola pública e sua escola precisa eleger um representante para atuar no Grêmio Estudantil. Uma candidata vem sofrendo discriminação de gênero e até mesmo violência política durante o período de campanha. Escreva, a partir dos textos de apoio, uma CARTA DE SOLICITAÇÃO endereçada à Direção do Colégio para expor os fatos e também os motivos que o levaram à redação da carta, como também para solicitar ações que promovam reflexões sobre a equidade de gênero e, consequentemente, medidas para atenuar a violência política de gênero, usando argumentos convincentes.
Utilize a cidade fictícia de "Terra de Todos" e assine sua Carta com a expressão "Estudante consciente". Qualquer outra forma de assinatura será considerada identificação e sua redação será desclassificada. Em função da natureza do gênero, não é necessário dar um título ao seu texto.
TEXTO 01
O que é violência política de gênero?
- A violência política de gênero pode ser definida como a agressão ou coerção contra a mulher, com a finalidade de impedir ou restringir o acesso aos cargos públicos. Sendo possível acontecer de várias formas, algumas mais evidentes que outras, então fique alerta:
● Física: Empurrões, tapas, socos e tudo o que se destina ao nosso corpo físico, com ou sem emprego de armas;
● Econômica: Sabe quando tentam te impedir de acessar os recursos e bens que você tem direito?! Pois é, o nome disso é violência econômica e quando isso acontece, seja impossibilitando sua campanha ou seu mandato, faça uma denúncia;
● Simbólica: Quando tentam te impedir de falar, cortam seu microfone, te atacam com olhares de desdém e sorrisinhos maliciosos. Tudo isso são símbolos usados para nos violentar em todas as situações;
● Sexual: Abraços inoportunos, toques em qualquer parte do nosso corpo sem autorização; insinuar a aproximação; tudo isso configura este tipo de violência. E quando isso é usado para nos constranger ou retirar-nos de espaços políticos, isso também se torna político.
Disponível em: https://www.impulsa.voto/materials/violencia-politica-de-genero/. Acesso em: 10 set. 2022.
TEXTO 02

TEXTO 03
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
GÊNERO DAS VÍTIMAS E DOS AGENTES RESPONSÁVEIS PELA VIOLÊNCIA
