Questão
Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
2019
Fase Única
PROPOSTA-REDACA-Com90703d4dc2d
Discursiva
(PROPOSTA DE REDAÇÃO)

Com o avanço da tecnologia em todas as esferas das sociedades, é importante que tenhamos uma visão ampla de empregos que podem desaparecer com o tempo e outros que têm possibilidade de crescer de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. Nesse sentido, leia a coletânea de textos. E, com base nas informações e em seus próprios conhecimentos, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema 1 ou 2.

1. A evolução da tecnologia no mercado de trabalho: problema ou solução?

2. Preparação profissional para o mercado de trabalho na sociedade contemporânea

Texto 1- Profissões podem acabar até 2030 (ao menos para os humanos)

Transporte autônomo, robôs que aplicam anestesia, criptomoedas e softwares de análise financeira. Tecnologias que já existem hoje prenunciam intensa transformação do mercado de trabalho no futuro e vão decretar o fim de carreiras e profissões tradicionais.

A automatização é certa e a substituição de humanos por softwares será rápida, sobretudo, em países mais desenvolvidos como Japão, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos. Estudo da PwC indica que até um terço dos postos de trabalho nesses países pode ser ocupado por robôs até 2030. Não foi feita estimativa para o Brasil. Especialistas conceituados elaboraram a lista com 10 profissões que vão acabar até, no máximo, 2030. Confira uma delas:

Piloto de avião

Quando a profissão será automatizada: entre 2025 e 2030. Justificativa dos especialistas: “o termo ‘piloto automático’ está longe de soar estranho. Atualmente, na maior parte do tempo sistemas computadorizados já pilotam as aeronaves. A interferência humana acontece especialmente nas etapas de decolagem e pouso, mas diversas empresas já fazem testes de aviões 100% autônomos. A BAE Systems testa um bimotor com 16 lugares e a empresa Universal Robots desenvolveu um braço robótico que foi capaz de pilotar um Boeing 737 com sucesso em um simulador. Estudos apontam que a economia anual pode ser de até 35 bilhões de dólares por ano (estimativas da UBS), caso grande parte dos voos comerciais fossem feitos sem a presença de pilotos humanos”.

Disponível em:<https://exame.abril.com.br/carreira/estas-profissoes-podem-acabar-ate-2030-ao-menos-para-os-humanos/>. Acesso em: 03 maio 2019. Adaptado.

Texto 2- Profissões que podem desaparecer nos próximos anos

Com as novas tecnologias, algumas tarefas que antes levavam dias ou horas para serem realizadas, agora são concluídas em poucos segundos. Pagar suas compras de supermercado, por exemplo, que antes exigia uma espera que poderia ser longa dependendo da fila, ficou mais fácil através do modelo de self-checkout. Você compra, escaneia, coloca na sacola e vai embora.

Mas, para todo bônus há um ônus – enquanto as novidades surgem para facilitar a vida de alguns, elas podem tirar o emprego de outros. É o que mostra um estudo sobre o impacto da revolução digital no mercado de trabalho, do instituto francês Sapiens.

Importante ressaltar que a maioria dos especialistas afirma que à medida em que vagas são extintas em empregos “desatualizados”, outras vagas são criadas em áreas que usam novas tecnologias e que podem absorver os profissionais – desde que eles estejam dispostos a se atualizarem.

Disponível em:<https://www.infomoney.com.br/carreira/emprego/noticia/7597486/estudo-lista-5-profissoes-que-podem-desaparecer-nos-proximos-anos>. Acesso em: 03 maio 2019. Adaptado.

Texto 3: Profissões de um futuro próximo

O especialista em drones deve saber muito mais do que simplesmente pilotar o equipamento aéreo para se destacar no mercado.

No Brasil, já existem mais de 40 000 drones registrados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A tecnologia, que ganhou força no país em 2016, é abrangente e pode ser usada para entregar produtos ou auxiliar equipes de resgate (como ocorreu no desastre de Brumadinho, em Minas Gerais).

Com tantas possibilidades de aplicação, os veículos não tripuláveis movimentam a economia — para ter uma ideia, o mercado global está avaliado em 127 bilhões de dólares ao ano, de acordo a consultoria PwC. Por isso as oportunidades de trabalho são gigantes e o especialista em drones ganha espaço.

Serviços para idosos

O Brasil está envelhecendo rapidamente. Previsões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que até 2030 os idosos chegarão a 41,5 milhões (18%) — jovens de até 14 anos serão 39,2 milhões (17,6%). Isso significa que, em 11 anos, haverá mais pessoas acima de 65 anos do que crianças no país.

Além disso, a expectativa de vida seguirá aumentando e chegará a 80 anos nas próximas décadas (hoje é de 76). O fenômeno, apelidado por especialistas como “tsunami prateado”, implicará em mudanças profundas na economia, nas políticas públicas, na assistência social, no mercado de trabalho, na Previdência e, claro, nos negócios. Pessoas que se dedicarem a criar empresas e serviços que facilitem a vida dessa população terão muitos clientes e, consequentemente, sucesso profissional.

Tecnologia e o trabalho dos advogados

O Brasil é um dos países com o maior número de advogados no mundo. De acordo com levantamento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2016 eram 1 milhão de profissionais. Por aqui, a alta complexidade jurídica e o excesso de burocracia fazem do Direito um terreno fértil. Por ano, o mercado jurídico privado fatura cerca de 50 bilhões de reais. Engana-se, porém, quem acredita que o setor tradicional esteja blindado das transformações que sacodem outros segmentos.

O surgimento de novas carreiras, o uso de tecnologias para acelerar tarefas que levavam horas e até mesmo novos modelos de cobrança são alterações já perceptíveis no dia a dia das firmas e dos departamentos jurídicos. Uma das mudanças no cotidiano dos escritórios de direito é a adoção de novas ferramentas para dar agilidade aos trabalhos repetitivos que, antes, demandavam muito tempo dos profissionais.

Revista Exame online de 27 de março de 2019. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira>. Acesso em: 03 maio 2019. Adaptado.