(PROPOSTA DE REDAÇÃO)

EU ETIQUETA
(...)
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova e pente,
Meu copo, minha xícara,
Minha toalha de banho e sabonete,
Meu isso, meu aquilo.
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidências.
Costume, hábito, premência,
Indispensabilidade,
E fazem de mim homem-anúncio itinerante,
Escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É duro andar na moda, ainda que a moda
Seja negar minha identidade,
(...)
Carlos Drummond de Andrade. In: Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984, p.85-87.
Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar e de quem comprar e na hora de definir a maneira de usar o que se compra e o modo de descartar o que não serve mais, o consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos. Isso é Consumo Consciente.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. O que é consumo consciente? Internet: <www.mma.gov.br> (com adaptações).
Vivemos, hoje, em uma sociedade que estimula o consumo, o que tem modificado de forma significativa a relação das pessoas com seu trabalho, com sua família e com seus semelhantes. Se, no passado, essas pessoas encontravam no trabalho ascético e na renúncia e afastamento de todas as formas de prazer um sentido para a sua existência e experiências cotidianas, na atualidade, elas encontram esse sentido na busca incessante pelo prazer e por formas de satisfazer as suas necessidades, afetivas e materiais, através do consumo dos objetos ofertados pelo mercado. Por isso, o consumo faz parte do cotidiano das pessoas. Mas, apesar de ser uma prática comum e corriqueira, é importante diferenciar o consumo saudável, consciente e equilibrado do consumo que pode levar ao endividamento e ao adoecimento psíquico.
Marina Otoni. Do consumo consciente à compulsão por compras. Internet <conscienciaeconsumo.com.br>.
Considerando os fragmentos de texto acima como motivadores e utilizando a modalidade padrão da língua portuguesa, redija um texto dissertativo posicionando-se sobre o seguinte tema.
Consumo na sociedade moderna: entre a necessidade e o desejo